Março, mês de conscientização sobre diversas doenças

por adm publicado 15/03/2023 15h28, última modificação 15/03/2023 15h28

Março é um mês importante para diversas campanhas de conscientização, incluindo o Março Amarelo, o Março Azul-Marinho e o Março Lilás. Cada uma dessas campanhas busca sensibilizar a população sobre questões importantes relacionadas à saúde e à qualidade de vida.

A campanha Março Amarelo é celebrada para conscientizar a população sobre a importância de realizar exames preventivos que ajudem a identificar a endometriose. Desse modo, é possível desenvolver um tratamento precoce, identificando a doença ainda no início, e melhorando a qualidade de vida da mulher.

Já o Março Azul-Marinho é dedicado à conscientização sobre o câncer colorretal, que é uma das principais causas de morte por câncer no mundo. A campanha busca incentivar a realização de exames preventivos, como a colonoscopia, além de promover hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e a alimentação balanceada.

Por fim, o A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.

A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

 Em resumo, o Março Amarelo, o Março Azul-Marinho e o Março Lilás são campanhas importantes que buscam sensibilizar a população sobre questões relacionadas à saúde e à qualidade de vida, incentivando a adoção de medidas preventivas e o diagnóstico precoce de doenças.