Parlamentares e servidores da Câmara de Abreulândia/TO participam de formação sobre o SAPL

por adm publicado 26/05/2022 15h53, última modificação 26/05/2022 15h53

Com o tema: Utilizando a plataforma SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) no processo legislativo, e-mail corporativo e demais sistemas, Parlamentares e Servidores da Câmara Municipal de Abreulândia/TO participam de formação na manhã dessa quarta-feira (25/05) na Sala das Comissões Januário Abreu, Câmara Municipal de Vereadores.

O objetivo dessa capacitação possibilitar aos vereadores e servidores meios para melhor utilizar o sistema no exercício de suas funções e para transmitir esse conhecimento a sociedade, a fim de que ela possa acompanhar e pesquisar sobre todas as matérias já tramitada na Casa de Leis, desde a sua fundação, bem como conhecer todos os vereadores que o município elegeu.

Dentre as funções do SAPL, o sistema permite a elaboração de proposições, protocolo e tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias, manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, projetos parlamentares, ordem do dia, votações, requerimentos e indicações, além de ser uma importante ferramenta de transparência, divulgação e participação da sociedade.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos parlamentares, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal ou estadual.

A formação contou com a presença do Presidente da Câmara Dinamilton e dos parlamentares Diassis, Edilson Negreiro, Maria Laurinda e Regiane Abreu e do Controle Interno, Eleneuda. Representando o Poder Executivo, o Chefe de Gabinete, Thiago Alves. O procurador da Câmara, Dr. Nando Milhomem e Contador Ailton.

Sendo ministrada pelo Analista de Sistemas, Marcelo Santana que apresentou a segunda fase de implantação do sistema SAPL na Câmara Municipal de Abreulândia que têm por principal objetivo tornar a tramitação dos processos legislativos e administrativos de 100% digital.

Na oportunidade os vereadores também participarem de forma simulada de uma sessão legislativa, utilizando a ferramenta de SAPL conhecendo todos os campos e votação de matérias.

O Chefe de Gabinete, Thiago Alves ressaltou a importância e marco histórico do Poder Executivo e Legislativo, onde realizará de forma dinâmica e transparente a todos a tramitação das matérias encaminhadas para votação.

O Procurador da Câmara, Dr. Nando Milhomem lembrou que a Câmara de Palmas foi implantada esse sistema e mesmo com a estrutura administrativa superior à de Abreulândia, e nós estamos a frente quanto a utilizamos dessa importante ferramenta que é de patrimônio desta Casa Legislativa.

O responsável técnico pela implantação das tecnologias, ressaltou que o sistema é próprio da prefeitura, pois foram aderidos todos os sistemas do Projeto da Interlegis do Senado Federal, e esse legado é desta Casa Legislativa. Além disso foi apresentado os e-mails institucionais dos vereadores e demais assessorias e orientações quanto a publicações de notícias e melhorias no site institucional desta casa legislativa.

O Presidente, Ver. Dinamilton agradeceu todos que participarem e justificou a ausência dos demais parlamentares, e destacou com muita alegria que é um novo marco nesta Casa Legislativa com o avanço tecnológico nos processos legislativos, facilitando uma transparência aos eleitores dos trabalhos desta Câmara Municipal, e logo mais toda a comunidade acompanhará 100% todos os trabalhos de cada parlamentar pelo seu celular de onde você estiver. Aproveitou para agradecer a presença do Dr. Nando, Contador e Dr. Ailton Brito e o Marcelo Santana que realizando um trabalho inovador em nossa Casa Legislativa.

Para acompanhar os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Abreulândia, basta acessar o link https://sapl.abreulandia.to.leg.br/login/